Powered By Blogger

sábado, 28 de janeiro de 2012

A estância hidromineral de Poá situa-se em terras originárias das missões Carmelitas de Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora de Lourdes, que vieram ao Brasil e se fixaram no Rio de Janeiro. Tais terras iam desde Aparecida do Norte até o bairro do Tatuapé, na capital de São Paulo.
As citadas missões venderam, anos seguidos, porções dessas terras a particulares, destacadas da gleba originária e que deram início à formação de vários núcleos habitacionais. Um destes povoados, conhecido por Vila Nossa Senhora de Lourdes, por iniciativa de alguns de seus moradores, constituiu em 1.890 o distrito policial de Poá. Lideraram esse movimento Paulo Augusto Miranda, Jorge Tomé, Narciso Lucarini e João José de Godoy.
Pela Lei Estadual nº 1.674, de 3 de dezembro de 1.919, o povoado passou a distrito de Paz. O fato de Poá ser cortada pela antiga Estrada de Ferro Central do Brasil atraiu um número sempre maior de pessoas procedentes da Capital ou da região, devido à facilidade de transportes e ao custo acessível dos terrenos e moradias.
Como conseqüência dessa evolução, Poá passou à categoria de município por força da Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1.948, compondo-se dos distritos de Paz de Poá e Ferraz de Vasconcelos, tendo este último sido desmembrado nos termos do disposto na Lei Estadual nº 2.456, de 30 de dezembro de 1.953.
Poá esteve sob a jurisdição da Comarca de Mogi das Cruzes até 26 de maio de 1.962, quando passou à jurisdição da Comarca de Suzano. Finalmente, a Comarca de Poá estabeleceu-se em 12 de agosto de 1.967 com jurisdição sobre o município de Ferraz de Vasconcelos.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 245, de 20 de maio de 1.970, Poá foi elevado à categoria de Estância Hidromineral. A radioatividade de sua água (fonte Áurea) contém 42 U.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário